quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Pensando sobre essa tal "Busca da Felicidade".

Por alguns momentos me permeti pensar sobre o que postar neste "casulo" de blog.
Nos últimos tempos tem-se muito falado sobre "direito a felicidade", "busca da felicidade". Alguém ai já ouviu algo assim? Eu tenho ouvido.
Mas afinal, o que é essa felicidade? Como alcançá-la?
Esses dias sem querer (se é que você acredita no sem querer), eu prefiro crer que na lei da atração, causa e efeito. Pois bem, estava eu lá na minha cabelereira e vi um livro, comecei a folhá-lo meio descrente, já que chove livros de auto-ajuda e esse livro "não me cheirou bem", lhe dei crédito até a quarta página, caso não fosse bom, o cerraria e passaria a folhar uma revista de moda. (Afinal, ninguém é de ferro).
Me surpreendi!
Devo realmente confessar.
Um livro em que o autor foi muito feliz nas suas ponderações sobre a tal felicidade.
Uma visão crítica, com olhares da Filosofia, Psicologia, Antropologia. Me deliciei.
Confesso que foi o momento mais prazeroso (de felicidade?) da tarde.
Mas o que quero com esse primeiro post é convidá-los a pensar comigo sobre a Felicidade.
No Brasil, o senador Cristovam Buarque encampou nessa briga para aprovar uma emenda na Constituição, no artigo 6º, dizendo ser direitos sociais, essenciais à busca da felicidade........
Muitos artistas (principalmente globais) não deixaram Cristovam sozinho e literalmente vestiram a camisa. Vocês lembram da camiseta branca, escrita de prata + Feliz??
Esse semana a globo colocou no ar o filme com Will Smith- À procura da felicidade.
O que quero dizer com todas essas informações?
Quero que pensemos juntos qual o real propósito desse apelo nacional.
Que todos nós queremos ser felizes, não há dúvidas. Cada um a seu modo, afinal apesar de sermos sociais, somos indivíduos, mas que se não estivermos em sociedade não temos identidade.
ESPERO COMENTÁRIOS QUE ENRIQUEÇAM ESSE PREÂMBULO.
Na próxima postagem, lhes darei o nome do livro e do autor, claro.
Vale muito a pena Lê-lo.

4 comentários:

  1. É Amiga!
    Todos buscam a felicidade, MAs a pergunta que permeia minha mente é: Existe mesmo a Felicidade completa?
    Ou somos felizes na medida que conquistamos algo?....... Penso que para ser feliz você precisa estar de bem consigo mesmo. Superar traumas adquiridos do nascimento ao longo da vida, pois é raro quem não os tenha, tanto de ordem social, como racial ou ate mesmo intelectual.
    Há momentos que somos felizes. Em outros momentos estamos numa tristeza que parece não ter fim!... Não somos feliz quando não conquistamos ou perdemos algo importante .... Quando amamos e não somos correspondidos, quando não estamos realizados fisicamente, socialmente, intelectualmente ou sexualmente.Não somos felizes quando perdemos um ente querido.
    Não somos totalmente felizes apenas vamos nos adaptando aos meios e as novas situações.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, meu amor. Lindo texto. Bem vinda ao "clube dos blogueiros". Espero que voce continue a produzir textos como esse, que nos fazem pensar, aguçam o espírito e estimulam o intelecto.Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Vilma Balbi: Quero primeiramente te parabenizar por esse Blog e também por este texto sobre a felecidade que sempre faz bem para as pessoas que leem e por isso aqui vai um grande abraço para você que é fâ de uma boa leitura......um abraço do prof. Luiz Ferreira Maciel.

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, Parabéns pelo Blog!
    Sobre a Felicidade:
    Felicidade é um estado de espírito;As pessoas às vezes confundem alegria com felicidade,há uma diferença entre o "estar alegre" e o "ser feliz" Podemos ser felizes mesmo em meio às dificuldades,pois, elas se findam mas a felicidade continua; Somos nós que decidimos ser feliz; A felicidade é no entanto uma escolha; Podemos optar por alguns "momentos de alegria" ou pela "felicidade", e feliz é, o ser humano que em seu coração tem o temor a Deus e que segue os seus ensinamentos!...Um forte abraço amiga, Que Deus Te Ilumine Sempre!

    ResponderExcluir